De 26 a 30 de setembro de 2022.
Local: Plataforma on-line do evento do 29. CBBD
Tema: Desigualdade e Democracia: qual é o papel das bibliotecas?
Organizado pela Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições (FEBAB).
III FÓRUM DE BIBLIOTECAS DE ARTE
Dia 29 de setembro de 2022
O III Fórum das Bibliotecas de Arte promovido pela Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte – REDARTE/RJ ocorreu no dia 29 de setembro de 2022, teve como tema “Arte, bibliotecas e Agenda 2030: iniciativas e parcerias para inclusão social e desenvolvimento sustentável”. Contemplando os seguintes eixos temáticos: Acessibilidade e inclusão social; Cultura material e salvaguarda do Patrimônio Bibliográfico; Tecnologia da informação e comunicação.
Destacamos a parceria do Instituto Cervantes do Rio de Janeiro, um parceiro fundamental, ao contribuir decisivamente para o sucesso de inúmeros eventos da Rede.
Comissão Organizadora do Fórum de Bibliotecas de Arte:
Leandra Pereira de Oliveira – Presidente
Alpina Gonzaga Martins Rosa
Carlos Alberto Della Paschoa
Denise Maria da Silva Batista
Eliane Vieira da Silva
Elisete de Sousa Melo
Mary Komatsu Shinkado
Rosângela Coutinho da Silva
Suelen de Oliveira Dias
PROGRAMAÇÃO
Mesa de Abertura – Jorge Prado (Presidente da FEBAB), Leandra Pereira de Oliveira (Presidente da REDARTE/RJ), José Vicente Ballester (Diretor do Instituto Cervantes do Rio de Janeiro), Carlos Alberto Della Paschoa (Instituto Cervantes RJ – Vice-Presidente da REDARTE/RJ).
Palestras
Palestra 1 – “Las bibliotecas también: información, cultura y conocimiento para el desarrollo sostenible.”
Palestrante: Alicia Selles
Diplomada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de Salamanca, licenciada em Documentação pela Universidade Politécnica de Valencia e Mestrado em Conteúdos e Aspectos legais na Sociedade de Informação, trabalha en MASmedios desde 2002, onde atualmente é responsável pela área de Serviços Documentais. Tem participado, sobretudo, em projectos relacionados à tecnologia open source para serviços de informação, como bibliotecas digitais, repositórios e, implantação e integração de sistemas de gestão de bibliotecas, gestão documental e de arquivos etc. Além disso, é professora associada da UPV e consultora na graduação de Informação e Documentação da UOC; além de, ser presidenta do COBDCV e membro do Comitê Executivo de EBLIDA. Desde 2016 participa no programa IAP da IFLA como representante da FESABID e, por ele, coordena o recentemente criado grupo de trabalho do Conselho de Cooperação Bibliotecária, Bibliotecas e a Agenda 2030.
Palestra 2: “Preservar y proporcionar el acceso a la cultura y al patrimonio del mundo desde el plan de digitalización de la red de bibliotecas del Instituto Cervantes (RBIC)”
Palestrante: Yolanda de La Iglesia Sánchez.
Dedicada ao mundo da gestão da informação desde 1992. É presidente da SEDIC (Sociedade Espanhola de Documentação Científica) desde 2017. Coordena a rede de bibliotecas do Instituto Cervantes (RBIC), pelo departamento de Bibliotecas e Documentação. Autora de várias publicações sobre gestão da informação, sempre que pode se dedica ao ensino e a pesquisa das Ciências da Documentação. Uma profissional de informação enérgica, com muita empatia e entusiasta de todos os projetos que aborda. Prefere trabalhar em equipe, em entornos abertos, criativos e diversos. Sua atividade profissional a levou a se especializar no estudo, desenvolvimento e gestão de conteúdos e serviços digitais. Professora Honorífica de Practicum na Universidade de Alcalá, já foi professora associada de várias disciplinas em Biblioteconomia e Documentação, na Universidade Carlos III de Madrid e na Universidade de Alcalá. Licenciada em História da Arte pela Universidade Autônoma de Madrid, licenciada em Documentação pela Universidade de Alcalá, e mestrado em Bibliotecas e Serviços de Informação Digital pela Universidade Carlos III de Madrid.
Moderação: Alpina Rosa.
Apresentação de Trabalhos
COLEÇÕES PESSOAIS, UM UNIVERSO DE CONHECIMENTO: EXPERIÊNCIA COM A COLEÇÃO DA BIBLIOTECA NÉLIDA PIÑON
Apresentador/a: Carlos Alberto Della Paschoa e Elisete de Sousa Melo
Autores: Carlos Alberto Della Paschoa e Elisete de Sousa Melo
Link vídeo
MEDIAÇÃO CULTURAL NA BIBLIOTECA: DIÁLOGOS COM O ACERVO BIBLIOGRÁFICO DO MUSEU DE ARTE DA UFC
Apresentador/a: Larisse Macêdo de Almeida
Autores: Larisse Macêdo de Almeida, Lucas Rodrigues, Jane Lane Mesquisa Santos.
Link vídeo
MINGUIRIBA: A ARTE DE VIVER DA FÉ
Apresentador/a: Francisca Eugenia Gomes Duarte
Autores: Francisca Eugenia Gomes Duarte; Josineide Silveira de Oliveira
Link vídeo
NOMES ARTÍSTICOS EM AUTORIA DE PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS E CIENTÍFICAS
Apresentador/a: Catherine Cunha
Autores: Catherine Cunha e Samile Andréa de Souza Vanz
Link vídeo
PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA E GESTÃO DO PATRIMÔNIO: EXPERIÊNCIAS DA BIBLIOTECA E DO ARQUIVO DO MUSEU DE ARTE DA UFC
Apresentador/a: Larisse Macêdo de Almeida
Autores: Larisse Macêdo de Almeida, Arthur Afonso de Castro, Auricélia França de Sousa Reis
Link vídeo
RECURSOS INFORMACIONAIS EM ARTES: ACERVO BIBLIOGRÁFICO UNIVERSITÁRIO E SUSTENTABILIDADE CULTURAL
Apresentador/a: Lauci Bortoluci Quintana
Autores: Lauci Bortoluci Quintana
Link vídeo
ESTANDE DA FEBAB
Participação da REDARTE/RJ com a seguinte programação:
27 de setembro de 2022
Abertura – Leandra de Oliveira (Presidente da Redarte/RJ)
– Apresentação do vídeo “Museu Nacional Vive: restauração da Fachada e das estátuas.”
– Portal Artes Sem Fronteiras, com a bibliotecária Alpina Rosa.
– Apresentação do vídeo “Livro de cordel “O jumento que foi à lua”, do poeta, ator e professor João Pedro Fagerlande.
28 de setembro de 2022
Abertura – Leandra de Oliveira (Presidente da Redarte/RJ)
– Apresentação do vídeo “Projeto Torre de Babel, da Faculdade de Letras da UFRJ”
O Projeto de Extensão Torre de Babel, coordenado por Cila Borges e vinculado à Biblioteca José de Alencar, da Faculdade de Letras da UFRJ, foi criado em 2019 com o intuito de explorar conteúdos muito além da função mais básica da Biblioteca que é a de armazenar e disponibilizar publicações. Durante o período de isolamento social devido a pandemia do novo coronavirus, nos adaptamos ao ambiente virtual e criamos as ações ‘Releituras na Quarentena’, ‘Outras Leituras’, ‘Letras & Músicas’, ‘Autores da Torre’, ‘Era Uma Vez… na Torre!’, caracterizadas pela postagem de vídeos curtos no YouTube, além também das lives; Odisseia Contemporânea, série de imagens e textos postados no Instagram; Resenha Releituras na Quarentena, resenhas postadas no site da BJA. A participação dos extensionistas, entre membros da UFRJ e pessoas sem vínculo com a instituição, foi crucial para que, no período pandêmico, as atividades fossem realizadas. Com este trabalho, objetivamos apresentar nosso projeto, descrevendo e expondo amostras de nossas produções.
Apresentação: Leandra de Oliveira (Presidente da REDARTE/RJ).
– Apresentação do vídeo “Ateliê de André de Miranda”
André de Miranda – Gravador, pintor, ilustrador e artista educador. Estudou com Ciro Fernandes, Marcelo Soares, J. Borges e Anna Carolina; Marcelo Frazão e Heloísa Pires Ferreira. Em 43 anos de carreira, realizou mais de 300 exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior, recebendo diversos prêmios, tendo obras em importantes acervos no Brasil e no exterior. Na déc de 90, conhece o Ex-Líbris através do artista Paulo Couto Texeira, mais conhecido como Pulika, que foi aluno da Stella Mariz Bertinazzo, artista plástica, pesquisadora e estudiosa sobre Ex-Líbris. Fez seu primeiro Ex-Libris em 2004, se apaixonando pelo assunto. Já executou diversos ex-líbris para personalidades, amigos e artistas. Fez a curadoria de duas grandes exposições internacionais de Ex-Líbris com diversos artistas. Se tornou colecionador de Ex-líbris, tendo um bom acervo, assim como faz parte do GELB – Grupo Ex-Líbris Brasil.
– Apresentação do vídeo “ Ex-libris por Edgard Paiva”.
Edgard Paiva – É produtor audiovisual, artista visual e ex-librista. Possui graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Desde 2002, participa de exposições individuais e coletivas de artes. Produziu e dirigiu 4 filmes em animação, sendo um deles premiado no Festival de Cinema de Brasília e no Festival Brasil de Stop Motion e um deles, venceu o prêmio de Melhor Roteiro no 3º Festival de Cinema de Petrópolis, em 2012. A partir de 2021, retornou aos trabalhos como artista visual na confecção de ex-líbris e outras ilustrações. Trabalha principalmente com as técnicas de caneta nanquim, desenho digital e aquarela.
Apresentação pela Mary Komatsu Shinkado (Caçadora de Ex-líbris).
Confira as fotos: