Conservação e restauração

Aqui você encontra links de produtos e empresas que prestam serviços de conservação, higienização e restauração.

SERVIÇOS

ABCBAZAR
Especializado em restauração e encadernação de livros.

Arqmega
Com essas premissas a ARQMEGA GESTÃO DOCUMENTAL se consolida no mercado empresarial, desenvolvendo e executando projetos de Organização Física e Eletrônica de Documentos e Arquivos, Serviços de Higienização e Digitalização, Logística e Transferência Ordenada de Documentos, buscando através de sinergia entre as partes envolvidas a satisfação plena.  Situada em São Paulo.

Conger Encadernação
Rua da Conceição, 145 sala 10 Centro -Rio de Janeiro – Rj
Contato: (21) 2233.2534 / 2263-4146
E-mail: conger@bol.com.br

Datacoop Cooperativa de Bibliotecários, Documentalistas e Analistas de Informação
Desinfestação, higienização, embalagem e restauração de acervos.(Oferecendo também oficinas práticas de capacitação técnica, primeiros passos em preservação).

Encadernação RJ
Especializado em restauração e encadernação de livros, trabalhos acadêmicos, além de confecções de caixas e pastas.

JZ Digital
Foco em Centros de Memória, Museus, Arquivos e Bibliotecas, utilizando sistemas inteligentes para controle biológico e eficiência energética.

Libra Cultural
Conservação e restauração de bens culturais móveis; papel, pintura mural e cavalete, esculturas, molduras, madeira, imaginária policromada, fotografia; Capacitação de equipes; Confecção de laudos técnicos de bens culturais móveis e imóveis; Conservação preventiva e Higienização de acervos em geral.

Moura Encadernação
A Moura Encadernação fundada em 1946 é considerada atualmente uma das mais antigas empresas de encadernação e restauração de livros do Brasil, sendo administrada pela 2ª e 3ª geração da família Moura.

Museo Museologia & Museografia
A Museo Museologia e Museografia atua nas diferentes áreas do universo dos museus, em instituições de memória e de arte, públicas ou privadas, reunindo equipes multidisciplinares. Atua também na elaboração e formatação de projetos culturais, digitalização de imagens, conservação de acervos institucionais e particulares e treinamentos em gestão cultural, montagem de exposições, educação em museus, conservação de acervos, catalogação e digitalização, entre outros.

Papel Vivo Restauração e Encadernação
A restauradora Maria Aparecida Mársico é responsável pela empresa que executa serviço de restauração, encadernação e higienização de livros e documentos.
Contato: (21)  2220-3401
Email : cidamarsico@gmail.com

Sergio Burgi Serviços Especiais
A empresa Sergio Burgi Serviços Especializados em Fotografia e Microfilmagem Ltda vêm atuando na área de preservação e conservação de acervos fotográficos e documentais desde 1989. Prestando serviços variados neste campo e simultaneamente produzindo e comercializando materiais especiais para o acondicionamento e preservação de acervos fotográficos, a empresa consolidou uma posição de liderança no mercado, atendendo a clientes em todo o Brasil. Tel. (021)  2556.2700

Ulisses Mello Restaurações
Ulisses Mello Restaurações está estabelecido há mais de 10 anos no bairro de Laranjeiras, cidade do Rio de Janeiro, prestando serviços de restauração e conservação de bens móveis e imóveis.

ASSOCIAÇÕES 

Associação Brasileira de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais – ABRACOR
A ABRACOR – fundada em 30 de maio de 1980, é uma sociedade civil, de direito privado, sem fins lucrativos.Criada para dignificar e proteger, como orgão de classe, os profissionais conservadores/restauradores de bens culturais.

Associação Brasileira de Encadernação e Restauro
Foi fundada em 14 de junho de 1988 por um grupo de encadernadores e restauradores, encabeçados por Guita Mindlin e Thereza Brandão Teixeira.
O objetivo dos fundadores era de congregar todos os profissionais e entidades ligados à conservação e restauração de livros, documentos impressos e manuscritos e à encadernação artesanal, com o propósito de estimular o interesse coletivo pela documentação gráfica, visando a conservação da memória nacional.

SERVIÇO DE CLIMATIZAÇÃO DE ACERVOS

MK-SISTEMAS
Desenvolver sistemas computacionais para Centros de Memória, Museus, Arquivos e Bibliotecas, tornando a tarefa de processamento técnico e inventário do Acervo fácil e trivial, possibilitando assim maior liberdade para o Curador pensar as coleções.  Instalação de sistemas de monitoramento climático e projetos para vitrines climatizadas.

PRODUTOS

Acqua Filter
O Sistema de Limpeza, ao invés de utilizar o processo de filtragem a seco com o saco de papel ou de pano, usa a água (turbilhonada) para capturar a sujeira do seu ambiente. Você se surpreenderá com a quantidade de detritos que será retirada do ambiente. Depois é só trocar a água de seu reservatório, e estará pronto para ser usado novamente, com a mesma eficiência de uma máquina inteiramente nova.

Dinaman – Conservação e Restauração de Papéis
A Dinaman desenvolve e fabrica equipamentos voltados para conservação e restauração de livros, documentos, telas e papéis em geral, desde 1992, com reconhecimento de seus clientes pela alta competitividade e eficiência de seus produtos.

Dritter Papeis Especiais  
Atuante no setor de papéis há mais de 20 anos, a Dritter Papéis Especiais é distribuidora oficial da Arjowiggins Creative Papers no Rio de Janeiro.

Molducenter
Este site busca especialmente servir de guia para profissionais das áreas de restauração, conservação e montagem de obras e documentos em papel. Fruto de muita pesquisa, este site traz também as melhores soluções de produtos e serviços para o segmento de fine art, atendendo aos melhores artistas, fotógrafos, museólogos, galeristas e curadores de todo Brasil.

Lista de  Fornecedores e materiais para conservação e restauração

DICAS IMPORTANTES

Conservação do acervo e bens materiais (Biblioteca Nacional)

Procedimentos para Higienização de livros (Portal do Bibliotecário)

Leave a Reply