Revistas digitais

Aqui nesta seção apresentamos alguns links de revistas digitais na área de informação em arte.

Anais do Museu Histórico Nacional

Esse sítio eletrônico disponibiliza 38 volumes dos Anais do Museu Histórico Nacional, referente ao período compreendido entre 1940 e 2006. Nesse periódico, há importantes análises e reproduções de documentos referentes à história de Minas Gerais.

Anais da Biblioteca Nacional

Coleção composta por 117 volumes dos Anais da Biblioteca Nacional brasileira, disponibilizando textos completos, publicados entre 1876 e 1997. Nesse periódico, há importantes análises e reproduções de documentos referentes à história de Minas Gerais.

O Real em Revista

Neste sítio disponibiliza  digitalização de revistas e jornais brasileiros e portugueses oitocentistas do Real Gabinete Português de Leitura, para acesso e pesquisa por parte de interessados e estudiosos mundo afora.

Revista Careta

Revista humorística brasileira que circulou de 1908 a 1960. Periódico de excelente padrão gráfico e editorial, foi fundado porJorge Schmidt e teve entre seus colaboradores alguns dos melhores chargistas do país, como Raul e J. Carlos (diretor e ilustrador exclusivo da revista até 1921).

Revista Fon-Fon

Revista brasileira surgida no Rio de Janeiro em 1907. Seu nome era uma onomatopéia do barulho produzido pela buzina dos automóveis.

Tendo como um de seus idealizadores o célebre escritor e crítico de arte Gonzaga Duque, tinha no enfoque dado a ilustração uma de suas principais características. Um grande exemplo dessa premissa foi a colaboração do pintor Di Cavalcanti em 1914.[1] A revista, inclusive, tornou célebres ilustradores como Nair de Tefé, J. Carlos, Raul Pederneiras e K. Lixto. Tratava principalmente dos costumes e notícias do cotidiano e foi publicada até agosto de 1958.

Revista do IPHAN (1937 a 2002)

A Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional surgiu logo em seguida à criação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Durante muitos anos dedicou-se à publicação de artigos e ensaios sobre o patrimônio nacional, arte e história, com a colaboração de muitos especialistas de dentro ou de fora do Instituto, como Rodrigo Melo Franco de Andrade, Lucio Costa, Mário de An-drade, Gilberto Freire, Joaquim Cardoso, Curt Nimuendaju e muitos outros.

Revista do IHGB

Circulando regularmente desde 1839, a Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro é uma das mais longevas publicações especializadas do mundo ocidental. Destina-se a divulgar a produção do corpo social do Instituto, bem como contribuições de historiadores, geógrafos, antropólogos, sociólogos, arquitetos, etnólogos, arqueólogos, museólogos e documentalistas de um modo geral. Possui periodicidade trimensal, sendo o último número de cada ano reservado ao registro da vida acadêmica do IHGB e demais atividades institucionais.

Boletim do SPHAN (1979-1989)

Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional surgiu logo após a criação do IPHAN. Durante muitos anos, foram publicados artigos e ensaios sobre o patrimônio nacional, arte e história, com a colaboração de inúmeros especialistas pertencentes aos quadros do IPHAN e de outras instituições, como Rodrigo Melo Franco de Andrade, Lucio Costa, Mário de Andrade, Gilberto Freire, Joaquim Cardoso, Curt Nimuendaju e muitos outros.

Leave a Reply