De 17 a 20 de outubro de 2017
Local: Centro de Eventos do Ceará – Fortaleza, CE
Tema: “Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas: como as bibliotecas podem contribuir com a implementação da Agenda 2030”
Link: https://www.arquivofebab.com/cbbd2017 

 

I FÓRUM DE BIBLIOTECAS DE ARTE
Dia 20 de outubro de 2017 – Centros de Eventos do Ceará – Fortaleza, CE

 O I Fórum das Bibliotecas de Arte promovido pela Rede de Bibliotecas e centros de Informação em Arte – REDARTE/RJ ocorreu no dia 20 de outubro de 2017, das 14 às 17 horas, no Mezanino 1 – Sala 1 do Centros de eventos na cidade de Fortaleza como um evento paralelo do XXVII Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação (CBBD  2017).  Com o patrocínio do Instituto Cervantes, na vinda da palestrante internacional Profa. Rosa E. Monfasani.

Comissão Organizadora do Fórum de Bibliotecas de Arte

Alpina Rosa – Presidente
Carlos Alberto Della Paschoa
Denise Maria da Silva Batista
Eliane Vieira da Silva
Elisete Melo
Mary Komatsu Shinkado

 

PROGRAMAÇÃO

Mesa de Abertura – Adriana Cybele Ferrari (Presidente da FEBAB), Alpina G. M. Rosa (CCJF – REDARTE/RJ), Carlos Alberto Della Paschoa (Instituto Cervantes RJ – REDARTE/RJ), Denise M. da Silva Batista, (Museus Castro Maya – REDARTE/RJ).

Palestras

Palestra 1 – “Las Bibliotecas de Arte em la Agenda 2030. Papel, accióny Memoria cultural”.  Palestrante: Rosa Monfasani – Universidad de Buenos Aires, Argentina
Bibliotecaria y Profesora en Ciencia de la Información de la Facultad de Filosofía y Letras, UBA. Miembro Permanente de la Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitaria (JBDU). Coordinadora de la Red Nacional de Asociaciones de Bibliotecarios de la República Argentina (ABGRA). Miembro Jornada Nacional sobre Bibliotecas, Archivos y Museos.
Rosa Mosanfani apresentou uma síntese do processo de eventos que originaram a Agenda 2030 e seus 17 objetivos.

Palestra 2 – “Arte e Sustentabilidade: conexões com a Agenda 2030”.
Palestrante: Clarice Maria Pereira de Souza – Instituto Dragão do Mar, Fortaleza.
Bibliotecária no Instituto Dragão do Mar, da Escola Porto Iracema das Artes e da Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira/Secretaria de Cultura de Fortaleza – SECULTFOR.  Atualmente desenvolve projeto de construção da Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Artes do Estado do Ceará.  Especialista em Tecnologias da Informação e Comunicação – ETIGI, cursando MBA em Gestão Cultural: Cultura, Desenvolvimento e Mercado na BSB- Business School Brasil.
Clarice apresentou objetivos da Agenda 2030 que estão em conexão com o trabalho desenvolvido por Clarice no trabalho da Biblioteca do Instituto Dragão do Mar.

 Moderação: Denise M. da Silva Batista, (Museus Castro Maya – REDARTE/RJ)

 

Apresentação de Trabalhos e debate.

Representação da memória oral em documentário memorialístico: relato de experiência de um estudo aplicado no Sítio Minguiriba – Crato – CE.  – Francisca Eugenia Gomes Duarte (UFCA)  e Francisca Pereira Santos (UFCA) .
Apresentado por Francisca Eugênia Duarte que fez um relato de sua experiência na Chapada do Araripe –   Sítio Minguiriba  onde moram 81 famílias. O trabalho ali desenvolvido tem por objetivo contribuir para preservação da memória da comunidade. Contou a história da Dona Rosa e exibiu um vídeo onde a entrevistada (d. Rosa) narra um caso ocorrido no local.

Peculiaridades na catalogação da coleção de Cordel no Repositório Rui Barbosa de Informações Culturais (RUBI)Elisete de Sousa Melo (Fundação Casa de Rui Barbosa),Tiago Leite Pinto e Luziana Jordão Lessa Trézze.

Moderação: Denise M. da Silva Batista, (Museus Castro Maya – REDARTE/RJ)

Confira as fotos: