Acessibilidade

Acessibilidade Brasil
A Acessibilidade Brasil é uma sociedade constituída por especialistas da área de educação especial, professores, engenheiros, administradores de empresas, arquitetos, desenhistas industriais, analistas de sistemas e jornalistas, que têm como interesse comum o apoio, ações e projetos que privilegiem a inclusão social e econômica de pessoas com deficiência, idosos e pessoas com baixa escolaridade.

Acessibilidade Legal
O Acessibilidade Legal procura reunir alguns destes textos em um só lugar, facilitando a divulgação, o estudo, a pesquisa e o conhecimento sobre o tema.

Art Education for the Blind
Site sobre o projeto com mais de 20 anos que leva a arte e a cultura para pessoas com deficiência do mundo todo. (em inglês)

Biblioteca de São Paulo
Biblioteca de São Paulo, no Parque da Juventude. Diversos ambientes, acessibilidade e tecnologia de ponta. Ao lado da estação Carandiru do metrô.

Center for Universal Design
O Centro de Design Universal (CUD) desenvolve e promove o design acessível e universal. (em inglês)

EducaLibras
Escola, organização e empresa de prestação de serviços em LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais.

Fundação Dorina Nowill
A Fundação Dorina Nowill para Cegos também oferece, gratuitamente, programas de serviços especializados à pessoa com deficiência visual e sua família, nas áreas de educação especial, reabilitação, clínica de visão subnormal e empregabilidade

Projeto Livro Falado
Trabalha pela inclusão cultural, artística e educacional da pessoa com deficiência visual. Atua desde o ano de 2000 com diversas ações, especialmente no Estado do Rio de Janeiro, graças ao patrocínio e apoios culturais de alguns parceiros. O Projeto Livro Falado foi idealizado e é coordenado por AnaLu Palma.

Projeto MusiBraille
O projeto Musibraille destina-se a criar condições favoráveis à aprendizagem musical das pessoas com deficiência visual que sejam equivalentes às dos colegas de visão normal.

Rede de Acessibilidade em Museus
Essa rede pretende juntar profissionais que trabalham em museus nas mais diversas áreas para tratarem de assuntos relacionados à acessibilidade. Aqui colocaremos experiências, ações, atividades, sugestões, convites e idéias que girem em torno das questões que possibilitam ao público frequentador de museus segurança, autonomia, diversão e arte.

RINAM
Foi criada em 2007 com o objetivo de oferecer para pessoas com deficiência, profissionais e estudantes da área cultural um espaço acessível e informativo sobre a acessibilidade em espaços culturais.

 

Leave a Reply