Fontes de pesquisa

Aqui você vai encontrar algumas fontes de pesquisa, especialmente na área de Artes, além de informações sobre os artistas plásticos no Brasil e no exterior.

Acervo Digital do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular
Aqui você pode pesquisar na Cordelteca, com 5.539 folhetos de cordel; Hemeroteca, com mais de 80 mil recortes de periódicos (jornais e revistas), na Xiloteca, que reúne a coleção de xilogravuras do Museu de Folclore Edison Carneiro; na Revista Brasileira de Folclore, com 41 fascículos; e nos catálogos da Sala do Artista Popular (SAP), que somam 151 títulos.

Art Encyclopedia
A Artcyclopedia é um índice de museus on-line e arquivos de imagem: as obras de mais de 8000 diferentes artistas plásticos podem ser vistas online. Em inglês.

Art History Resources on the Web
Catálogo de recursos de arte e história da arte disponíveis na Internet, organizado cronologicamente – da Pré-História à época contemporânea – contendo ainda ligações a páginas de museus, bibliotecas, departamentos de história da arte, e outras instituições e recursos relevantes nesta área. Em inglês.

ArtLibraries
Catálogo virtual de história da arte.

Arte Data
O conteúdo deste portal está relacionado às atividades profissionais de um crítico e historiador de arte especializado em pintura brasileira do século XIX.

The Artist.org
Portal para a pesquisa de informação sobre a produção e os movimentos artísticos contemporâneos. Contém uma base de dados de artistas, com informação biográfica, artigos, ensaios e entrevistas e ligação a páginas pessoais. Em inglês.

Biblioteca Digital da Escola de Música

O acervo digital de obras raras do século XVI ao XVIII, manuscritos, autógrafos de alguns dos principais compositores brasileiros, documentos históricos, periódicos e iconografias.

Biblioteca Digital Mundial
A Biblioteca Digital Mundial disponibiliza na Internet, gratuitamente e em formato multilíngue, importantes fontes provenientes de países e culturas de todo o mundo.

Biblioteca Digital de Obras Raras
A Biblioteca Digital de Obras Raras e Especiais da USP torna disponível para pesquisadores e público em geral o conteúdo integral de títulos existentes nas diversas Bibliotecas da Universidade. Inicialmente, foram selecionados 38 livros em várias áreas do conhecimento, obedecendo aos critérios de antiguidade, valor histórico e inexistência de novas impressões ou edições do título. Este núcleo foi digitalizado integralmente e está disponível para consulta ou impressão para uso não comercial.

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações — BDTD
Iniciativa do IBICT para agregar a produção de teses e dissertações das universidades brasileiras. Permite o download dos textos completos.

Biblioteca Digital do Museu Nacional
Disponibiliza itens do acervo de obras raras da Biblioteca do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Essas coleções formam um patrimônio de referência nas áreas de ciências naturais e antropológicas. Os arquivos podem ser baixados através desta página e suas versões em altíssima resolução estão disponíveis para acesso em terminais da instituição.

Biblioteca Digital Rui Barbosa
Páginas selecionadas de 106 obras raras da Biblioteca de Rui Barbosa, aí incluída a íntegra da edição de 1481 da Divina Comédia de Dante Alighiere, perfazendo um total de 1.100 imagens.

Biblioteca Digital REDARTE
A REDARTE em parceria com a DOCPRO, desenvolveram a Biblioteca Digital REDARTE, com o objetivo de disponibilizar, de forma on-line, parte do acervo das bibliotecas integrantes da rede. A Biblioteca Digital reúne livros, iconografia, programa de peças de teatro, cartazes de filmes, postais.

Biblioteca Digital UGF
Seu acervo aberto contém teses e dissertações de quase 1.500 universidades, bibliotecas unificadas de 62 países e artigos de 48 mil revistas científicas disponíveis on-line para pesquisa

Biblioteca Nacional Digital
No portal é possível ter acesso a milhares de documentos digitalizados, projetos de preservação da memória e acervo para consulta.

Biblioteca Nacional Digital (Portugal)
Obras digitalizadas e originais em formato digital depositadas na BNP

Brasiliana
Apresenta a versão digitalizada da Coleção Brasiliana, editada originalmente pela Companhia Editora Nacional no período de 1931 a 1993.

Brasil Memória das Artes
Totalmente dedicada aos acervos digitalizados da Funarte. Compõem sua vasta coleção fotos, arquivos sonoros, textos, documentos disponibilizados ao público. Constituem esses acervos uma parte considerável da memória das artes cênicas, da música e das artes plásticas do Brasil.

Catálogo Coletivo Nacional de Periódicos (CCN)
Permite a pesquisa em boa parte dos catálogos de periódicos dos acervos de bibliotecas de universidades e instituições de pesquisa brasileiras, localizando os títulos.

Cinédia
Site sobre o cinema brasileiro.

Cordel da Fundação Casa de Rui Barbosa
Site dedicado à divulgação da obra de 21 cordelistas que integram a coleção de cordel da FCRB. Estão disponíveis cerca de 2.340 folhetos digitalizados, com suas versões originais e variantes. Compõe o site biografias dos autores e bibliografia sobre cordel disponível na Biblioteca.

Dezenovevinte
Portal para pesquisa da arte brasileira do século XIX e início do século XX.

Domínio Público
O “Portal Domínio Público”, lançado em novembro de 2004 (com um acervo inicial de 500 obras), propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores – Internet – uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral.

Enciclopédia Itáu Cultural Artes Visuais
Base de dados sobre eventos realizados por artistas brasileiros, no Brasil e no exterior, do século XIX até a atualidade.

Europeana
Biblioteca digital desenvolvida pelos países da União Europeia. Seu objetivo é tornar acessível o imenso patrimônio cultural de todos os acervos nacionais do continente, que incluem: livros raros, antigos ou cujas edições encontram-se esgotadas; pinturas, fotografias, mapas, jornais, manuscritos, documentos, sons e vídeos (incluindo filmes e programas de TV).

Jornais do Mundo
Todos os jornais do mundo.

Linkultural
Portal de conteúdo cultural desenvolvido pelo DocPro que disponibiliza on line acervos variados para consulta totalmente livre.

Música Sacra e Religiosa Brasileira
Apresenta as publicações das obras sacras e religiosas compostas nos séculos XVIII e XIX por compositores brasileiros e não-brasileiros atuantes no Brasil.

Periódicos CAPES
Portal de periódicos, além de outras fontes de pesquisa.

Periódicos Eletrônicos SCIELO
Portal de periódicos Latino-americano.

The World Wide Web Virtual Library: History of Art
Portal através do qual se acede a um conjunto de endereços vocacionados para o estudo da História da Arte e das potencialidades da utilização dos computadores nesse estudo.

World Digital Library
Site da Biblioteca Digital Mundial, fruto da colaboração entre a Biblioteca do Congresso dos EUA, a UNESCO e parceiros por todo o mundo. Foi lançado em 2009 e visa incluir acervos de todo o mundo. Abrange manuscritos, mapas, livros raros, partituras, gravações, filmes, gravuras, fotografias e desenhos arquitetônicos, entre outros

Leave a Reply