Instrumentos de controle terminológico

Controlled Vocabularies
Guia descritivo de tesauros. Contém uma lista descritiva de recursos para construção e uso de tesauros. Dividido por áreas do conhecimento. Em inglês.

The Getty Research Institute
Vocabulário estruturado com terminologia para arte, arquitetura, artes decorativas e cultura. Compatível com as normas internacionais, fornecendo informações de autoridade para catalogadores e pesquisadores. Em inglês.

Tesauro Brasileiro de Ciência da Informação
Instrumento fundamental para consistência de terminologia e de vocabulário de determinado campo do conhecimento, o Tesauro Brasileiro de Ciência da Informação tem ampla aplicação não somente para indexadores, como também pesquisadores, professores e profissionais de informação em geral. (2014)

Tesauro de Folclore e Cultura Popular
Tesauro on-line especializado em Folclore e Cultura Popular, elaborado em parceria do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular – IPHAN com a Unesco entre março de 2003 e janeiro de 2004. O Tesauro conta inicialmente com cerca de 2000 termos, conceituados e relacionados, em esforço conjunto de profissionais de informação e especialistas da área, e agora passa por sua primeira revisão para inclusão de novos termos.

Tesauro de Objetos do Patrimônio Cultural nos Museus Brasileiros
O Tesauro é resultado do apoio concedido a FazerArte, em 2014, através do edital do Programa de Fomento a Cultura Carioca da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade do Rio de Janeiro, dentro da linha de ação Realização de Projetos para Museus e que foi selecionado por comissão especializada.

Tesauro da Unesco
Vocabulário controlado, desenvolvido pela UNESCO, que inclui entradas de assuntos para diversas áreas do conhecimento. Permite consulta on-line. Em inglês. Outra entrada aqui.

Vocabulário Controlado para as Artes do Espetáculo
Vocabulário Controlado para Fotografia
Desde a década de 1980, a equipe da Biblioteca Jenny Klabin Segall do Museu Lasar Segall, em conjunto com instituições parceiras, vem se dedicando a desenvolver instrumentos de controle terminológico para a representação e a recuperação da informação no campo das artes do espetáculo e da fotografia.

Vocabulário Controlado do SIBi/USP
Lista de assuntos utilizada para a indexação de recursos de informação no Banco de Dados Bibliográficos da USP, DEDALUS. O Vocabulário abrange as áreas do conhecimento inerentes às atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade de São Paulo, e é constituído de termos de entrada, entre os autorizados para indexação, os termos “não-autorizados”, que operam como remissivas, e os elos “falsos”, os quais apenas agrupam termos mais específicos.

Vocabulário Controlado de Artes e Catálogo de Autoridade
O Vocabulário Controlado de Arte foi desenvolvido no período de 1989 a 1991 por um grupo de bibliotecários especializados em artes, sob a coordenação da professora da ECA/USP Maria Christina Barbosa de Almeida, com o apoio do Instituto Cultural Itaú (ICI), hoje Itaú Cultural.

Introdução aos Vocabulários Controlados – Terminologia para arte, arquitetura e outras obras culturais

Quarto volume da Coleção “Gestão e documentação de acervos: textos de referência”, traduzido do original produzido pelo Getty Research Institute por meio da parceria da Secretaria da Cultura com a Universidade Federal Fluminense (RJ), o Instituto de Arte Contemporânea, Pinacoteca de São Paulo, Museu da Imigração, Museu da Imagem e do Som e ACAM Portinari. Secretaria da Cultura do Estado: Pinacoteca de São Paulo: ACAM Portinari, 2016.

Leave a Reply