Por Leandra Pereira de Oliveira (Presidente da REDARTE/RJ).

Aconteceu remotamente no dia 29 de setembro de 2022, das 9h às 12h, em paralelo com o 29. Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação (CBBD), o Fórum das Biblioteca de Arte, organizado pela Rede de Bibliotecas e Centros de Informação do Estado do Rio de Janeiro (REDARTE/RJ).

O Fórum é realizado desde 2017, e contou este ano com sua terceira edição. Alinhado à temática central do Congresso, trouxe como tema: “Arte, bibliotecas e Agenda 2030: iniciativas e parcerias para inclusão social e desenvolvimento sustentável”, sendo divididos em três eixos: Acessibilidade e inclusão social, Cultura material e salvaguarda do patrimônio bibliográfico, e Tecnologia da informação e comunicação.

Com o patrocínio do Instituto Cervantes do Rio de Janeiro, as palestrantes Alicia Sellés e Yolanda de La Iglesia Sánchez trouxeram ideias, experiências e boas práticas no contexto europeu, apontando dificuldades enfrentadas e possíveis direções para inovações na área de Informação em Arte passíveis de serem implantadas no contexto brasileiro. Isso tudo pautado nos objetivos e metas da Agenda 2030 da ONU para o desenvolvimento sustentável. Mencionamos ainda a participação de cerca de 150 inscritos e o importante debate após as conferências das convidadas.

Na plataforma do evento, o estande da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições (FEBAB) reservou a REDARTE/RJ momentos para a divulgação de atividades culturais de artistas e projetos vinculados às instituições afiliadas.

No dia 27, terça-feira, tivemos os vídeos com o autor João Pedro Fagerlande trazendo o livro de cordel “O jumento que foi à Lua”, e com o projeto Museu Nacional Vive expondo a restauração da fachada e das estátuas inauguradas no dia 02 de setembro de 2022, como parte das comemorações do bicentenário da Independência do Brasil. Nesse dia, a Alpina Rosa apresentou ao vivo o Portal Artes sem Fronteiras.

Teve na quarta-feira, dia 28, o projeto Torre de Babel da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e os artistas plásticos e ex-libristas André de Miranda e Edgard Paiva, comentados ao vivo pela  Caçadora de Ex-Líbris, Mary Komatsu.

Por fim, informamos que os vídeos e os trabalhos aprovados no eixo 8 – Fórum das Bibliotecas de Arte já estão disponíveis. São um total de sete comunicações que tratam sobre coleções especiais, mediação cultural, memória, patrimônio, catalogação entre outros. Todos relacionados à Informação em Arte e perpassando a Agenda 2030.

Confira as imagens do fórum.

A diretoria da REDARTE com o José Vicente Ballester, Diretor do Instituto de Cervantes do Rio de Janeiro.

Todos os fóruns estão reunidos neste link. 

 

Publicado em 11.10.22