A Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte no Estado do Rio de Janeiro – REDARTE/RJ está organizando o 8º Seminário de Informação em Artevisa a ampliar a reflexão e o debate de temas relacionados às unidades de informação e à Arte, em consonância com os objetivos da Agenda 2030 da ONU, especificamente pautada na meta 11.4 do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11, a saber: Fortalecer esforços para proteger e salvaguardar o patrimônio cultural e natural do mundo, tendo como tema central os acervos pessoais e as coleções especiais. 

Será um evento híbrido, da seguinte forma: presencial no Auditório Machado de Assis, da Biblioteca Nacional e com transmissão online no Youtube. Haverá apresentação de trabalhos, debates e espaço para exposição de produtos e serviços dos patrocinadores. Espera-se um público de estudantes e profissionais atuantes em Centros de Informação ou Bibliotecas, tanto públicas como particulares, propiciando a troca de experiências. Será fornecido certificado  aos participantes .

TEMA:
Acervos Pessoais e Coleções Especiais: Gestão, Conservação e Preservação de Patrimônio Cultural em Arquivos, Bibliotecas e Museus.

EIXOS:

EIXO 1: Gestão de Acervos Pessoais e Coleções Especiais.
Gestão informacional; tipologia de acervos; marcas de propriedade/proveniência; representação descritiva e temática (RDA, CDD, CDU, MARC21, entre outros); desenvolvimento de coleções físicas e/ou digitais; boas práticas; conservação e preservação; repositórios digitais, estudo de usuários.

EIXO 2: Acessibilidade em Ambientes Culturais
Acessibilidade informacional; inclusão digital; acervos eletrônicos e digitais; exposições virtuais; democratização dos saberes; capacitismo; deficiência visual; software de descrição.

EIXO 3: Agenda 2030 e Patrimônio Cultural
Políticas culturais; patrimônio cultural e documental; patrimônio material e imaterial; aplicação da Agenda 2030; educação patrimonial, tratamento de arte efêmera.

Informações e Inscrições AQUI.

 

Publicado em 13/03/2023