O evento “Educação Patrimonial: Teoria e Prática”, organizado pelo Grupo de Pesquisa sobre Políticas de Ensino, Informação e Memória do Colégio Pedro II (GPPEIM/CPII), aconteceu em 22 de novembro entre as 8h30min e 16h no Auditório Novo do Campus Centro.

O evento foi dividido em 3 momentos entre abertura e 2 mesas temáticas. A abertura contou, em ordem seguida pela organização, com os discursos de Priscila de Assunção Barreto Côrbo, coordenadora do GPPEIM/CPII; Prof. Walber Carvalho Melo, Coordenador Geral de Ensino Técnico, representando a Reitora, Ana Paula Giraux Leitão e a Pró-Reitora de Ensino, Andréa Bandeira Ribeiro; Prof.ª Ana Carolina Rigoni, Diretora de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, representando a Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Carolina Mary Medeiros; Prof. Flávio de Oliveira Norte, Coordenador da Comissão de Atualização da Memória Histórica do Colégio Pedro II (CMH/CPII) e de Prof.ª Vera Maria Ferreira Rodrigues, ex-Reitora Pro Tempore do Colégio Pedro II.

O evento trouxe para debate a importância da preservação e conservação do patrimônio histórico-cultural e possibilitou a troca de conhecimentos e a partilha de múltiplas experiências acerca da Educação Patrimonial. Como fonte de conhecimento individual e coletivo, a partir do contato direto com as evidências e manifestações da cultura, a Educação Patrimonial proporciona ao indivíduo a compreensão do universo sociocultural e a trajetória histórico-temporal em que está inserido, fortalecendo os laços de pertencimento e identidade com o mundo que o rodeia. Por ser um processo contínuo, o diálogo e a interação é constante, facilitando a comunicação entre os indivíduos e os agentes responsáveis pela preservação dos bens culturais.

A primeira mesa com a temática “Educação Patrimonial como forma de ensino-aprendizagem” foi mediada pela bibliotecária do Colégio Pedro II, Tatyana Marques de Macêdo Cardoso e teve a participação das palestrantes Leandra Pereira de Oliveira, presidente da Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte no Estado do Rio de Janeiro (REDARTE/RJ), Aurea Ferreira Chagas, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Claudia Baeta Leal, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Na parte da tarde aconteceu a segunda mesa com o tema “Educação Patrimonial em seus campos de atuação”, com a participação das palestrantes Cláudia Negreiros Tebyriça, do Arquivo Nacional (AN), Andrea Fernandes Costa, do Museu Nacional (MN) e Alícia Neves, do Museu Nacional (MN), mediada por Ana Gabriela Saba de Alvarenga, doutora em Memória Social (PPGMS/UNIRIO).

Aberto ao público externo e com vagas limitadas, o evento atraiu tanto ex-alunos e servidores do Colégio, como estudantes e profissionais de outras instituições como Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal Fluminense, Fundação Oswaldo Cruz, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Conselho Regional de Biblioteconomia da 7ª Região, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Arquivo Nacional e Museu Nacional.

Confira as imagens AQUI

Fonte: Site Colégio Pedro II Centro.