A mostra MAM Rio: origem e construção apresenta o processo de constituição do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, em seus primeiros anos. Uma seleção de aproximadamente 160 documentos, provenientes do arquivo do museu, com contribuições dos Museus Castro Maya, mostra as ideias e intenções que deram forma ao MAM Rio, as pessoas que contribuíram ou acompanharam sua criação, a arquitetura e a construção de seu icônico prédio. MAM Rio: origem e construção vai promover oficinas, palestras e encontros mediados por convidados, de forma gratuita, refletindo sobre o livro como objeto de registro de conceitos, linguagens, expressões e sobre as rotinas de acervos bibliográficos. Todos os encontros contarão com emissão de certificado de participação.
As atividades fazem parte do projeto Bibliotecas em Rede – Laboratório de Leituras, patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.
Confira a programação completa emhttps://mam.rio/programacao/origem-construcao.

Com o apoio da Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte no Estado do Rio de Janeiro (REDARTE/RJ), da Escola do Olhar, do Museu de Arte do Rio (MAR) e da OEI, o ciclo promove um espaço para trocas entre profissionais de bibliotecas parceiras sobre as soluções criadas para lidar com os desafios gerenciais da rotina desses acervos. O evento contará com encontros que abrangem três temas de discussão: processo, acervo e ativação. Programação acessível com intérprete de libras.

SEX 19 JAN . 14h

Acervo em Foco: a Coleção Especial da Biblioteca do Museu de Arte do Rio. Com Karen Merlim (Museu de Arte do Rio – MAR).

A Biblioteca do MAM Rio convida a Biblioteca do MAR para um diálogo sobre os aspectos de suas coleções especiais, uma vez que ambas tiveram a participação do pesquisador e curador de arte, Paulo Herkenhoff, em sua formação. No evento, que será realizado no Museu de Arte do Rio – MAR, o público poderá optar, como complemento, em participar de uma visita à reserva técnica do museu ou de uma oficina para o acondicionamento adequado das obras com os montadores Marcos Inácio e Renato Dias.

Karen Merlim

Mestre em Ciência da Informação pelo Convênio PPGCI/UFF e pós-graduada em Gestão de Bibliotecas pela Universidade Cândido Mendes – UCAM. É bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em 2017, e pesquisadora de gestão de coleções especiais. Atualmente é bibliotecária do Museu de Arte do Rio (MAR) com foco em gestão de acervo e das coleções especiais.

Marcos Inácio e Renato Dias

Marcos Inácio é artista e Supervisor de Montagem do Museu de Arte do Rio de Janeiro (MAR). Renato Dias é artista responsável pelo Projeto Morrinho e montador do Museu de Arte do Rio de Janeiro (MAR). Ambos possuem larga experiência na criação de acondicionamentos de diversas obras de artes e livros raros e são responsáveis por auxiliar em mudanças na organização da Reserva Técnica do Museu, de acordo com as características e conservação de cada obra.

Classificação indicativa livre | Inscrições no local com 30 minutos de antecedência (sujeito à lotação).
Local: Escola do Olhar, Museu de Arte do Rio – MAR, Praça Mauá, 5, Centro, Rio de Janeiro.

Laboratório de Leituras

Programa que reúne nove encontros acerca de diálogos, publicações e proposições presentes na exposição MAM Rio: Origem e construção. Os encontros trazem profissionais de diferentes áreas de atuação do museu, abordando temas como arte e escrita, design, formas de produzir livros e as histórias do MAM Rio.

SÁB 20 JAN . 10h

Folia e fotografia, com Reinaldo Alves da equipe de Pesquisa e Documentação

O termo Folia é apresentado como agregador para definir toda a vivência do Carnaval. É desse ponto inicial que propomos uma conversa através de publicações da Biblioteca do MAM Rio que trazem referências artísticas utilizadas pelos carnavalescos, registradas pelas lentes dos fotógrafos e que criam uma coleção de imagens no nosso subconsciente.

Classificação indicativa livre |  Inscrições no local com 30 minutos de antecedência.
Ponto de encontro: Biblioteca MAM Rio
LOCAL
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

Av. Infante Dom Henrique, 85  Parque do Flamengo  Rio de Janeiro

QUA-DOM – Entrada gratuita
Fonte: Reinaldo Alves  – Bibliotecário | Pesquisa e Documentação do MAM/Rio