A BiblioMaison receberá Benoît de L’Estoile, pesquisador do CNRS (Centro Nacional de Pesquisa Científica, em Paris) e Paulo Knauss, diretor do Museu Histórico Nacional, para uma conversa intitulado “Para que Servem os Museus?”.

Trata-se de uma valiosa reflexão sobre o futuro dos museus, diante das mudanças tecnológicas e de percepção do público que tem transformado o perfil de suas coleções e exposições.

Uma oportunidade imperdível de diálogo aos profissionais, professores e estudantes que se dedicam diuturnamente à preservação e difusão da cultura e da memória. O evento será em português, gratuito e sem necessidade de inscrição.

Benoît de l’Estoile é antropólogo, Diretor de pesquisa no CNRS (Centre Nacional de Recherche Scientifique [Centro Nacional de Pesquisa Científica]), e professor na École normale supérieure [Escola normal superior] em Paris. Foi professor convidado no Museu Nacional (PPGAS, UFRJ) com uma bolsa do CNPq. Trabalhou com uma perspectiva comparativa sobre os conhecimentos coloniais e o Estado, sobre os museus dos outros, e sobre as heranças coloniais. Realiza pesquisas de antropologia política no Brasil, onde publicou vários artigos e co-dirigiu duas publicações Ocupações de terra e transformações sociais, (com Lygia Sigaud), 2006 e Antropologia em impérios e estados nacionais (org. 2003).Publicou o livro Le goût des Autres. De l’exposition coloniale aux arts premiers. Organizou a exposição « Nous sommes devenus des personnes. Nouveaux portraits du Nordeste brésilien » (2003, 2005).

Paulo Knauss é Licenciado, Mestre e Doutor em História, e vasta experiência no exterior, onde obteve bolsas de estudo na Alemanha e na França, inclusive estágio de pós-doutorado. Atuou como professor do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense, onde desenvolveu e coordenou vários projetos de pesquisa no campo das relações entre história e memória, arte e cultura visual. Nos últimos anos, tem estudado especialmente a história de coleções e acervos de arte no Brasil. Em 2015, sob sua organização, foi lançado o livro “Objetos do olhar: história e arte”.Paulo Knauss foi nominado Diretor do Museu Histórico Nacional em setembro de 2015.

Data: 16/07/2019 (Terça-feira)
Horário: 16h
Local: BiblioMaison
Av. Pres. Antônio Carlos, 58
Centro, Rio de Janeiro – RJ

 

Publicado em 10.07.2019