As Bibliotecárias Alpina Rosa (atual Presidente da Redarte/RJ), Ranieli P. M. Shinohara (ex. vice-presidente do e atual relações internacionais da Redarte/RJ), e Amanda de Souza Carvalho (membro da Redarte/RJ), foram contempladas com um prêmio concedido pela The Getty Foundation e ARLIS/NA – Associação de Bibliotecas de Arte dos Estados Unidos. O prêmio tinha por finalidade selecionar e premiar vinte bibliotecários latino-americanos e europeus que se destacaram nos últimos anos, para participar da conferência da ARLIS/NA em Seattle, Washington, Estados Unidos.
Nossas bibliotecárias passaram cinco dias participando de workshops, palestras e reuniões com bibliotecários dos Estados Unidos da Europa e da América Latina. Entre os contemplados brasileiros, tivemos também as bibliotecárias de São Paulo, Isabel Ayres da Pinacoteca do Estado de São Paulo e Vânia Lima da USP que estão engajadas em construir um grupo dedicado à informação em arte na região, e futuramente reativar a REDARTE/SP, em conjunto as duas redes pretendem continuar o apoio e colaboração com o grupo ArteLA, dedicado à informação em arte da América Latina.(link:https://artlibrariesla.wordpress.com/sobre/) .
Dentre as principais atividades realizadas por nossas bibliotecárias podemos citar a apresentação de nossa Presidente Alpina Rosa, com o trabalho intitulado “Strategies of Outreach at the Library of the Federal Court Cultural Center, Rio de Janeiro” e a apresentação da presidente da ARLIS/NA, Kristen Regina, onde ela enfatizou a afiliação da REDARTE/RJ com a ARLIS/NA.
Podemos afirmar que é extremamente gratificante ver que o trabalho de colaboração iniciado em 2013 por Ranieli P. M. Shinohara, na época chefe da biblioteca Casa Daros, está dando frutos concretos para a REDARTE/RJ. Buscando em nossas memórias verificamos que há muito tempo atrás Helena Ferrez, uma das fundadoras da REDARTE/RJ já havia apresentado um trabalho em uma das primeiras conferências da ARLIS/NA, mostrando assim que a afinidade entre as redes já vem de longa data.
Agradecemos imensamente às colegas de profissão, Deborah Kempe e Christina Peter da The Frick Collection New York, e Kathleen Salomon da The Getty Foundation. Assim como todos os outros colegas do Brasil e do exterior que de certa forma contribuíram para que tudo isso fosse possível.
Link com a divulgação dos ganhadores: https://www.arlisna.org/news/news-events/855-2016-arlis-na-getty-international-program-awards
Publicado em: 21/03/2016