Ontem (20.06) à noite a escritora e jornalista Nélida Piñon, ocupante da cadeira 30 que pertenceu a Aurélio Buarque de Holanda na Academia Brasileira de Letras (ABL), autoridades e convidados estiveram reunidos em um momento muito raro para o Brasil e a Espanha. Foi inaugurada a Biblioteca Nelida Piñon, do Instituto Cervantes do Rio de Janeiro que teve a incorporação da biblioteca particular da catedrática. Obras acumuladas ao longo de mais de 60 anos de carreira, formando um acervo com aproximadamente 7.000 documentos.

Coleção Nélida PIñon

Além de um rico e vasto acervo em artes, a biblioteca conta com obras herdadas da lexicógrafa Elza Tavares, bem como, destaca-se a coleção Galícia, que reúne documentos da cultura e literatura da região espanhola de onde vem a família da escritora.

Nós da REDARTE/RJ somos gratos e estamos imensamente felizes em desenvolver projeto em conjunto com o Instituto Cervantes para o tratamento documental e catalográfico da biblioteca da Nélida Piñon e será disponibilizado no catálogo coletivo da Rede de Bibliotecas do Instituto Cervantes (RBIC).

Da esquerda para direita: Aline Balue, Carlos Della Paschoa, Luís García Montero (Diretor Geral do Instituto Cervantes), Leandra Pereira de Oliveira, Elisete Melo, Rachel Caleya Caña (Diretora de Cultura), Alpina Rosa e Antonio Maura (Diretor do Instituto Cervantes do Rio de Janeiro).

 

Publicado em: 21.06.22
Fotos: Leandra de Oliveira e Alpina Rosa.