Nós, bibliotecários nos orgulhamos ao ver a REDARTE/RJ prosseguir com o trabalho de voluntários que emprestam suas horas e suas ideias na manutenção do movimento associativo no Rio. Não basta ter um sistema de bibliotecas, é preciso que aqueles que trabalham nas instituições o façam com paixão, e a paixão vem da conscientização de que as bibliotecas prestam um trabalho de grande valor para a sociedade. (Alpina Rosa, Presidente)

Foram três dias de celebração, o 4º Seminário de Informação em Arte teve como pano de fundo a comemoração aos 20 anos de fundação da REDARTE/RJ. Presença da palestrante internacional Julieta M. Stramschak, Coordenadora da Red de Bibliotecas de Arquitectura, Arte, Diseño y Urbanismo da Argentina e América Latina (Red Vitruvio) e bibliotecários como o Cristian Santos, Sueli do Amaral, Lena Vânia Pinheiro, Elisete Melo e  Elizabeth de Carvalho que abordaram temas como cooperação, trabalho em rede, a atuação e os desafios do profissional bibliotecário.  Além das palestras, diversas  apresentações de trabalhos e pôsteres da área. Contamos também com atividades culturais durante o evento: Trio de violões ISERJ, Rio Cheio de Histórias, com Sônia Sampaio e Cleo Mota, e o Coral Abstrassom.

O ponto alto do seminário, foi a homenagem a Solange Zuniga (in memorium) e Helena Ferrez, ambas fundadoras da Rede na década de 90. Vera Medina e Marcia Claudia Figueiredo, ex-redartianas, em seus discursos falaram da atuação e dedicação  destas mulheres guerreiras que tornaram possível um sonho: criar uma rede de bibliotecas de arte na cidade do Rio de Janeiro. Foram também homenageadas Eliane Vieira da Silva (ex-coordenadora) e as ex-presidentes: Mary Komatsu Shinkado, Isabel Arino Grau, Claudia Aragon, e atual presidente, Alpina Rosa.

Na ocasião aconteceu o lançamento da versão digital do Guia de Bibliotecas de Arte (Brasil) apresentado pela Veronica Sá Ferreira (MAM), mais um produto da REDARTE/RJ que auxiliará os pesquisadores da área, indicando mais opções de fontes de pesquisa.

Encerramos a quarta edição do Seminário com uma retrospectiva dos principais momentos da Rede apresentados por Mary Komatsu Shinkado e com a divulgação da logomarca comemorativa dos 20 anos da REDARTE/RJ.
Confira apresentação 20 anos REDARTE/RJ – http://goo.gl/gqRcNW
Confira as imagens do Seminário aqui.  Seminário – (07.10.2015)  e (08.10.2015)
Curso de Arquitetura de Bibliotecas com Moreno Barros (09.10.2015)

10/10/2015